Uma das grandes inovações do projeto da Guaspari é a transferência da safra para o inverno, quando o clima -- amplitude térmica, insolação e ausência de chuvas -- é o ideal, semelhante ao das grandes regiões vinícolas do mundo.
A colheita no inverno é possível devido ao manejo de dupla poda: ao invés de uma só poda, são feitas uma poda de formação (imediatamente após a colheita) e, depois, uma poda de produção.
A época da colheita, que ocorre nos meses de julho e agosto, é a mais alegre e intensa do ano, marcando o começo de um novo ciclo na vinícola e o nascimento de uma nova safra.
Os diferentes terroirs que compõem o vinhedo são divididos em parcelas, que são colhidas e vinificadas separadamente. Apenas os melhores cachos são selecionados e colhidos manualmente. As uvas são então transportadas cuidadosamente para que cheguem em perfeito estado à vinícola.
Cada estágio do ciclo de vida das parreiras recebe o meticuloso cuidado de profissionais que foram capacitados por técnicos experientes vindos de Portugal, dos Estados Unidos e do Chile. Uma combinação da experiência internacional com os talentos locais, e da mais alta tecnologia com o cuidado artesanal.
Na vinícola Guaspari trabalhamos com barricas de carvalho francês (Taransaud, François Frére e Ermitage) – parte delas adotadas no Brasil pela primeira vez –, tanque de concreto oval, linha de produção e engarrafamento italianos e laboratório próprio para controle de qualidade.
O trabalho da Guaspari reflete o respeito ao terroir, a constante busca pela excelência e o compromisso com o desenvolvimento da região.
Gostaríamos de informar que a Vinícola Guaspari está aberta para visitas guiadas e degustações, seguindo com as nossas experiências de enoturismo de sexta a domingo. A Loja Guaspari também segue aberta diariamente, das 9h às 18h. Com o compromisso contínuo de aprimorar nossas instalações para oferecermos uma experiência única aos nossos clientes, estamos em obras de expansão da vinícola, com o nosso Wine Bar temporariamente fechado.
Agradecemos a compreensão.