O Processo Artístico por Trás da Produção de Vinhos Premiados

O processo de produção de vinhos premiados tem frequente comparação a uma obra de arte, dada a complexidade e…

Produção de vinhos premiados

O processo de produção de vinhos premiados tem frequente comparação a uma obra de arte, dada a complexidade e o cuidado necessário em cada etapa. Desde a plantação das vinhas até a amostragem do produto final, cada detalhe pode influenciar a qualidade do vinho. 

Convidamos Ana Paula Sossai Tessarini, gerente industrial, responsável pelas áreas do Laboratório e Qualidade da Vinícola Guaspari, para contar os segredos por trás dos processos de produção para vinhos premiados e quais são as características desejadas para os vinhos de alta qualidade. Segundo Ana Paula, “tudo começou com um sonho. A partir daí, a soma de fatores como insumos, cuidado e tecnologia são essenciais para o resultado.”

Os processos tradicionais da produção

Plantação, ciclo e colheita

Tudo começa com a escolha do local de plantio para a produção de vinhos de alta qualidade. É necessário, por exemplo, avaliar a exposição solar, o tipo e qualidade do solo, o clima e até a direção do vento. A exposição adequada dos cachos de uva ao sol, o espaçamento entre as videiras e o manejo do vinhedo são fatores que impactam significativamente na saúde e na qualidade das uvas, que são a base para um bom vinho. 

O momento da colheita é outro aspecto que define o potencial da uva. Indica-se os períodos de menor incidência do sol para colher as frutas e preservar suas características. As uvas são então cuidadosamente colhidas para evitar danos que possam iniciar a fermentação precoce. 

Da colheita à garrafa

O manejo das uvas após a colheita é crucial para a produção de vinhos de qualidade. Primeiro acontece o processo de desengace, que consiste em separar as uvas dos caules, em seguida, elas passam pela maceração e fermentação, que pode durar de sete a dez dias. Durante todo esse processo, o acompanhamento e controle de temperatura e umidade são constantes. 

No caso dos vinhos tintos, ocorre uma segunda fermentação, a malolática, que transforma o ácido málico em ácido lático, suavizando assim o sabor do vinho. Após essas etapas, o vinho passa pelo envelhecimento em barricas, onde pode permanecer de seis meses a quatro anos, dependendo de cada rótulo. 

A produção de vinho branco segue um processo um pouco diferente e geralmente mais rápido que a produção de vinho tinto. Logo após a colheita, as uvas brancas vão para a prensa para o processamento sob temperatura e pressão controladas. Após atingir o equilíbrio ideal, dependendo do rótulo, é possível armazenar o vinho branco em tanques de inox, concreto ou barricas de carvalho. 

Para ambos os casos, após a fermentação, o vinho é cuidadosamente provado para determinar o momento ideal de engarrafamento, garantindo que cada garrafa entregue ao consumidor a qualidade esperada.

Vinhos Premiados

Para que um vinho seja considerado premiado, ele deve apresentar um equilíbrio perfeito entre aroma e sabor, com uma complexidade que resulta em uma experiência sensorial rica e harmoniosa. 

Lembre-se, a qualidade da uva é fundamental, e todo o processo de produção deve ocorrer com precisão e cuidado para garantir que o vinho atinja o seu potencial máximo. 

A avaliação de vinhos em concursos leva em consideração diferentes critérios para vinhos tintos e brancos, mas ambos têm avaliação pela sua complexidade e equilíbrio. Os vinhos são categorizados por faixas de preço e tipos específicos, como Cabernet Sauvignon ou Chardonnay, o que permite comparações mais justas entre produtos semelhantes. A avaliação considera o aroma, o sabor e a harmonia geral do vinho.

O que difere a produção de vinhos premiados

A produção de vinhos premiados começa com um sonho e um objetivo claro de alcançar a excelência. A escolha dos melhores fornecedores, assim como a implementação de tecnologias avançadas e o cuidado minucioso em cada etapa do processo, são diferenciais críticos. O limite de produção e o manejo rigoroso das videiras garantem uma melhor exposição dos cachos e mais concentração de aroma. 

Outro ponto importante é o período da colheita. Quando realizada no inverno, ocorre com menor incidência de chuva, resultando em uvas mais saudáveis. A partir daí, o controle da fermentação e o uso de barricas para o envelhecimento do vinho soma-se às condições ideais de umidade e temperatura, dessa maneira contribuindo para desenvolver o seu potencial máximo. Cada detalhe conta com muito planejamento. 

Conclusão 

A produção de vinhos premiados é uma jornada que começa com um sonho e se concretiza por meio do trabalho árduo e da dedicação de uma grande equipe. Cada etapa do processo, desde a escolha do local de plantio até o envelhecimento em barricas, acontece com acompanhamento e cuidado meticulosos. Toda essa dedicação é o que transforma um vinho comum em uma obra-prima, merecedora de prêmios por seu equilíbrio, complexidade e qualidade únicas. A dedicação e o amor pelo projeto que refletem em cada garrafa, fazendo com que a produção de vinhos premiados contenha a alma e o esforço de seus produtores.


Posts Similares