Café de Origem Única x Blend: Entenda a diferença

O universo dos cafés oferece uma diversidade de experiências para os consumidores, desde os mais simples até os mais…

harmonização com café

O universo dos cafés oferece uma diversidade de experiências para os consumidores, desde os mais simples até os mais sofisticados. Entre as opções, o café de origem única, ou single origin, se destaca por suas características específicas, que refletem diretamente o terroir e o cuidado na produção. Neste sentido, os conceitos de Blend e Origem Única são diferentes e não contraditórios

Este artigo explora o que é um café de origem única, suas particularidades e como ele se diferencia de outras opções, como os blends. 

O que é um café de origem única? 

A ideia da expressão “Origem Única” tem como característica central o café especial que vem de um único produtor. Neste sentido, o produtor ganha destaque quando em sua propriedade produz café de qualidade, aliando os atributos sensoriais à transparência e confiança, características que o consumidor percebe e aprecia. 

Um café single origin, tem como objetivo celebrar a origem do produto, além de enfatizar a importância do terroir (conjunto de fatores e características naturais) que contribui para o sensorial do café com perfil de aromas e sabores únicos. 

É um contexto que trata da identidade e tradição de cada café, que se baseia na sua origem e no saber fazer. 

O que é um blend de café? 

Um blend de café é a mistura de grãos, com 2 ou mais tipos de café, que se combinam para criar um sabor único. Ou seja, são cafés de características diferentes que podem se completar, fundir e harmonizar. 

Antigamente, algumas marcas da indústria dos cafés tradicionais utilizavam este método para fazer uma mistura e baixar os custos. Assim, misturando os grãos com outras matérias primas, a exemplo da soja e do milho, alguns blends tinham o objetivo de maquiar as impurezas e defeitos da bebida. 

A prática do blend pode, portanto, seguir duas vertentes: de um lado, o baixo custo cuja escolha está no preço em detrimento da qualidade; e, do outro, marcas que primam pela qualidade, exclusividade e experiências sensoriais.        

Tipos de Blend 

  • Variedades – harmonização das variedades Bourbon Amarelo com o Bourbon Vermelho 
  • Processos – mistura do café que secou natural com outro que secou descascado (CD) 
  • Sensoriais – combinação de um café encorpado e doce, mas sem acidez, com outro café de bebida complexa e acidez agradável 
  • Café Cru – diferentes tipos de cafés, misturados antes da torra 
  • Pós torrado – cafés com perfis sensoriais diferentes, combinados com graus de torra diferentes (torra média com torra clara) 

A diferença no paladar

A mistura dos grãos de café proporciona a experiência de provar sabores diferentes, que, juntos, criam novas notas para a bebida. Com isso, se tem a ideia de unir cafés de alta qualidade, para traduzir em uma bebida única com explosão de sabor. 

Por exemplo, pode ser feita uma combinação sensorial (chocolate e café frutado), combinação de espécies de café (como Arábica e Robusta), a mistura de processos de produção (natural e descascado) e do perfil de torra (torra clara e torra escura). Dessa forma, nessa prática existem diversas possibilidades. 

Como escolher seu café especial 

Antes de escolher o seu café, você precisa avaliar o objetivo do consumo: quais sabores você procura? São eles tradicionais ou complexos? 

Você irá consumir com leite ou sem? Tomará como rotina do dia a dia, ou então num momento especial para ser desfrutado? 

Para melhor decidir, é preciso entender a sua preferência de sabor, que pode ser uma bebida encorpada com notas de chocolate, ou um café com acidez mais acentuada e doçura de fruta.

Outra boa pergunta para se fazer é quanto ao método de preparo que pretender seguir. Pense se seu maior consumo é nos clássicos quentes, ou então nas opções de cafés gelados, como o cold brew. Além disso, há diferenças na escolha que dependem de se o café terá preparo por máquinas ou filtragem manual. 

Conclusão

Entender o que é um café de origem única é conhecer a história e a tradição que cada xícara pode contar. Seja pela escolha de um café de um único produtor ou pela combinação de diferentes grãos em um blend, a experiência do café vai muito além do seu sabor. 

Ao explorar as diferenças e características de cada tipo, o consumidor pode fazer escolhas mais conscientes e apreciar ainda mais as nuances que cada tipo de café oferece.

Dessa forma, a escolha entre consumir um café Blend ou Origem Única dependerá da preferência de cada um.

Posts Similares