Merlot: elegância e maciez
Largamente plantada ao redor do mundo, essa uva dá origem a vinhos versáteis e fáceis de beber
A uva Merlot é famosa por geralmente produzir um vinho fácil de beber, macio e elegante em boca. Devido a esse reconhecimento, a variedade é largamente plantada ao redor do mundo, sendo um dos vinhos tintos mais apreciados.
Por isso, os rótulos feitos com a Merlot são ótima indicação para aqueles que estão iniciando no mundo do vinho. Trata-se de uma uva versátil, que resulta em vinhos que podem ser apreciados sozinhos ou então para acompanhar uma gama de pratos.
Hoje em dia, encontra-se a Merlot em países da Europa e do Novo Mundo, como África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, e no continente americano.
Neste artigo você vai ver
Origem
A Merlot surgiu do cruzamento da Cabernet Franc com a Magdeleine Noire des Charentes. Ela tem uma longa história na região francesa de Bordeaux, que remonta o ano de 1784, quando já havia referências suas em documentos antigos.
Em determinado momento, ela foi escolhida para fazer um blend tinto, junto a Cabernet Sauvignon, por trazer mais maciez ao vinho, e que ficou conhecido então como blend de Bordeaux, que ainda hoje é altamente avaliado por apreciadores do mundo todo.
Cultivo
Embora seja uma variedade amplamente cultiva, é preciso algumas habilidades e muito cuidado no manejo para se obter uma uva de qualidade. As videiras preferem solos mais frios e bem drenados. Os primeiros botões estão sujeitos a geadas e as uvas são suscetíveis a fungos e pragas, além disso, por amadurecerem rapidamente, correm o risco de passar do ponto ideal de colheita.
Estilos
Os vinhos elaborados com a Merlot podem ser tintos mais macios e frutados, com taninos leves, ou até mesmo mais estruturados, de taninos firmes e com maior complexidade de sabores de frutas. Mas, de qualquer forma, apresentam um final suave e redondo.
Em Bordeaux, os vinhos apresentam acidez mais elevada, menor teor alcoólico e contêm notas florais e toques vegetais, enquanto os exemplares do Novo Mundo amadurecem por mais tempo nas videiras, sendo mais encorpados e frutados, com níveis de álcool mais elevados.
Geralmente, predominam notas de frutas maduras, como cassis, cereja, amora, mirtilo e ameixa, podendo surgir notas terrosas, de couro, cogumelo, tabaco e pimentão. Também apresenta sabores florais e herbáceas, como eucalipto, menta, orégano, alecrim, louro e tomilho. Por fim, os vinhos envelhecidos em carvalho irão trazer ricos sabores de caramelo, chocolate, baunilha e nozes.
Harmonização
O vinho de Merlot é excelente para harmonizar, pois combina com uma grande variedade de pratos. Não tenha medo de testar.
Merlot e carnes vermelhas fazem uma combinação perfeita, sejam grelhadas, fritas ou assadas. Mas também frango, peru, pato e porco serão ótimos parceiros. Culinária italiana, repleta de massas com molho de tomate vão muito bem.
Na hora dos queijos, opte pelos mais macios, como brie, camembert, gouda e gruyère. Fuja daqueles de sabores mais forte, como roquefort e gorgonzola.
A dica é acompanhar os vinhos de Merlot com alimentos que tenham intensidade de sabor igual ao vinho. Experimente com receitas à base de cogumelos e pizzas variadas.
Outra dica é evitar alimentos muito picantes, que irão trazer um sabor amargo e desagradável ao vinho.